Colunistas - São Paulo São

São Paulo São Colunistas

Quem buscar por Viriato na internet vai aprender muito sobre a construção de Portugal e conhecer um pouco da vida deste importante personagem que ajudou a definir o país como conhecemos hoje. Agora, mais de dois mil anos depois de ter entrado para a história, Viriato volta a revolucionar.

A partir de 2019, Viseu, importante cidade do centro de Portugal, onde alguns historiadores acreditam ter sido o local de nascimento do bravo guerreiro, vai ganhar o primeiro transporte público elétrico não tripulado, algo como um pequeno “bonde” e que foi batizado de... Viriato.

Era mais um sábado no Jeremias, o Jerê, cabeleireiro tradicional de Pinheiros, que reunia a mulherada bacana do pedaço: professoras, jornalistas, empresárias, donas de casa e arquitetas. Enfim, a fina flor do bairro, que ia “dar um up”, como dizia sempre o hair stylist.

Uma das coisas que mais nos chamou a atenção quando chegamos à nossa nova cidade, a pequena e acolhedora Ovar, foi a quantidade de homens e mulheres acima dos 65 anos (muitas vezes, acima dos 70, 80...). A professora do meu filho, que está no primeiro ano do ciclo básico, é uma senhora com mais de 30 anos de sala de aula. No ano acima do dele, as crianças também aprendem com uma professora mais velha. Estamos achando ótimo. A sensação de acolhimento e a gentileza com que ele tem sido cuidado desde que pisou na nova escola pela primeira vez, há cerca de três meses, tem feito a diferença na adaptação inicial.

Se você unir um filé recheado com carne seca e queijo de Caicó, acompanhado por arroz vermelho, salada de maxixe, endívias e alface gourmet roxa; com crocante de farinha de tapioca “pipocada”; purê de cará e maionese de pequi, pensando fazer uma homenagem à pujante culinária brasileira de vários biomas, certamente tem uma idéia bem própria do que seja “harmonia”, mas estará apresentando uma imensa cacofonia.