Buenos Aires é aqui! - São Paulo São

Gramado e trilha no interior do parque. Foto: Áreas Verdes das Cidades.Gramado e trilha no interior do parque. Foto: Áreas Verdes das Cidades.

Conheci a então Praça Buenos Aires em 1981, quando iniciei o curso de comunicação social na FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado.

Por estudar à noite e chegar para as aulas em cima da hora, aquele espaço arborizado não passava de uma mera referência para quem vinha do bairro Vila Vera, no Ipiranga.


Passados 36 anos daquele começo de trajetória universitária hoje, por morar em Higienópolis – ou será Santa Cecília? Bem, pelo CEP – Código de Endereçamento Postal, estou mesmo na Vila Buarque, e o quarteirão famoso foi rebatizado de Parque Buenos Aires.

Frequentado durante a semana por babás à procura de um sossego, é no sábado e no domingo que o perfil de público se apresenta mais numeroso e diversificado: famílias com crianças, jovens, e idosos circulam pelas ruas internas, ocupando o play ground,os bancos e os gramados bem cuidados.

Os atletas têm equipamentos de ginástica à disposição para apimentar a forma física, e as calçadas externas se transformam em raias para caminhadas ou corridas leves.

Nos últimos meses o Parque Buenos Aires ganhou atrações extras aos domingos, com o Mercado Buenos Artes, que mistura música, gastronomia, moda, design e atividades variadas de empreendedores que, nesses tempos bicudos, buscam alternativas de ganho, ou experimentam trilhar a construção de negócios próprios.

Foto: Maria Miluzzi‎.Foto: Maria Miluzzi‎.

 

Foto: Maria Miluzzi‎.Foto: Maria Miluzzi‎.

 

Foto: Vitor Gracia.Foto: Vitor Gracia.

Organizada pela artista plástica Mari Pini, essa iniciativa vem se fortalecendo a cada edição e traz para esse lugar bucólico-urbano ingredientes atrativos e descolados, os quais ampliam a sua função socioambiental e cultural. Com charme, essa atração já pegou, e contribui para que a vida em Higienópolis vibre com a alegria dos encontros e dos acontecimentos ao ar livre, tão saudável aqui, como em qualquer metrópole do mundo. Por aqui, fico. Até a próxima.

***
Leno F. Silva é diretor da LENOorb - Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. Escreve às terças-feiras no São Paulo São.