Outros - São Paulo São

São Paulo São Outros

A gentrificação vem sendo um dos principais pontos de debate sobre o projeto que pretende transformar o Minhocão em um parque linear. Foto: Felipe Rodrigues.A gentrificação vem sendo um dos principais pontos de debate sobre o projeto que pretende transformar o Minhocão em um parque linear. Foto: Felipe Rodrigues.

Um dos temas mais presentes nas discussões atuais sobre a cidade é a gentrificação. Definido, de modo geral, como "quando alguém diferente de você muda-se para o seu bairro", o fenômeno urbano é muito mais complexo que isso e envolve questões de uso do solo, especulação imobiliária, espaços públicos e de lazer e planejamento territorial.

A Prefeitura não informou se dará continuidade ao serviço SOS Bike, de apoio mecânico aos ciclistas, e ao Bike Tour, com passeios guiados. Foto: Conviva / Divulgação.A Prefeitura não informou se dará continuidade ao serviço SOS Bike, de apoio mecânico aos ciclistas, e ao Bike Tour, com passeios guiados. Foto: Conviva / Divulgação.

De bicicleta, Márcio e Amanda pararam em uma das esquinas da Avenida Brasil, na zona oeste, de São Paulo. O casal ficou “chocado” ao saber da suspensão das ciclofaixas de lazer na cidade. “Nossa, jura? Que absurdo. A gente ia pegar ela (a ciclofaixa) era tão mais seguro”, disse a decoradora Amanda Gorga, 39 anos. “Eu ouvi algo a respeito, mas fui pego de surpresa. Já era algo que todo mundo estava acostumado”, completou o publicitário Márcio Gorga, 41 anos.

São Paulo tem aquela fama de cidade cinza, e não à toa. Quem viaja de avião percebe logo a diferença do visual daqui em comparação com outros lugares: um apinhado de prédios sob uma névoa de fumaça. Mas não se engane com as aparências. A capital paulista abriga em suas dispersas áreas verdes uma impressionante diversidade vital. E as 464 espécies de aves registradas em inventário do ano passado pela SVMA (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente) são exemplo disso. Do total de aves, 23% são espécies endêmicas da Mata Atlântica.

O arranha-céu mais antigo de São Paulo, o Edifício Sampaio Moreira, completa 95 anos em 2019 com história e conceitos quebrados no plano urbano da cidade. Projetado pelo engenheiro Samuel das Neves e pelo arquiteto Christiano Stockler, pai e filho respectivamente, o prédio foi o mais alto da cidade rompendo a vista horizontal de São Paulo entre os anos 1924 e 1929, quando o Edifício Martinelli foi inaugurado.

Estação da Luz. A direita da foto, o edifício do Liceu de Artes e Ofícios, hoje Pinacoteca. Postal de Guilherme Gaensly.Estação da Luz. A direita da foto, o edifício do Liceu de Artes e Ofícios, hoje Pinacoteca. Postal de Guilherme Gaensly.

Um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo, a Luz, possui uma história curiosa e cheia de altos e baixos. O local, durante muitos anos, foi ocupado por fazendas e era lugar de pasto para o gado que andava solto pelos pastos onde hoje fica o centro da cidade de São Paulo. Nessa época, inclusive, a região era conhecida como Campo de Guaré ou Caminho do Guarepe que, em na língua indígena, significa: matas em terras molhadas, já que o local era inundado pelos rios Tamanduateí e Tietê.

APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio