Exemplos - São Paulo São

São Paulo São Exemplos

Água engarrafada (e uma lata dispersa de soda laranja) em exposição em um supermercado norueguês. Foto: Thomas Leth-Olsen.Água engarrafada (e uma lata dispersa de soda laranja) em exposição em um supermercado norueguês. Foto: Thomas Leth-Olsen.

É um sistema quase perfeito no combate à proliferação do plástico e há um interesse de vários países em adotá-lo. Os produtores de garrafas de plástico na Noruega pagam um imposto ambiental de acordo com a taxa de reciclagem e caso reciclem a produção em mais de 95% ficam isentos. Mas para conseguir esse resultado necessitam da colaboração dos consumidores.

Muitas iniciativas foram tomadas para reduzir o uso de plástico e um supermercado em Londres elevou esse nível. Foto: Divulgação.Muitas iniciativas foram tomadas para reduzir o uso de plástico e um supermercado em Londres elevou esse nível. Foto: Divulgação.

Um supermercado do norte de Londres se tornou, no final do ano passado, o primeiro da Grã-Bretanha a introduzir zonas livres de plástico, em um movimento que os ativistas acreditam que estimulará as cadeias gigantescas a seguir o exemplo.

Pratos, talheres, canudinhos, colherinhas para o café, copos e cotonetes. Se forem de plásticos e pensados para usar apenas uma vez, estes produtos vão desaparecer das prateleiras dos supermercados até ao segundo semestre de 2020. O Governo português quer antecipar em, pelo menos, meio ano a diretiva europeia que impõe o fim da comercialização de certos descartáveis até 2021. 

São 17 milhões de habitantes no país para 23 milhões de bicicletas, recorde mundial. Foto: Getty Images.São 17 milhões de habitantes no país para 23 milhões de bicicletas, recorde mundial. Foto: Getty Images.

Com 17 milhões de habitantes, há na Holanda 23 milhões de bicicletas. As famílias têm três em média, de acordo com o Escritório Central de Estatísticas. A Bicicletas Recreativas, organização que calcula seu uso, diz que é o veículo mais utilizado (84% da população); é o país com mais bicicletas por habitante (1,3), seguido pela Dinamarca (0,8) e o Japão (0,6); 16% usam modelos elétricos, e destes, 6% têm uma de corrida.

Paris tornará o transporte público gratuito para todas as crianças menores de 11 anos. De acordo com o jornal Le Parisien, a partir de setembro de 2019 haverá novas concessões em toda a região da Grande Paris, incluindo viagens gratuitas de metrô e ônibus para menores de 11 anos e viagens gratuitas para pessoas com deficiência com idade inferior a 20 anos. Além disso, estudantes do ensino médio entre 14 e 18 anos receberão desconto de 50%, além de uma conta gratuita no sistema Vélib de compartilhamento de bicicletas.