Exemplos - São Paulo São

São Paulo São Exemplos

 Mumbai (anteriormente chamada de Bombaim) é uma cidade muito populosa na costa oeste da Índia. Foto: India Express.Mumbai (anteriormente chamada de Bombaim) é uma cidade muito populosa na costa oeste da Índia. Foto: India Express.

Mumbai é uma das cidades mais barulhentas do mundo. E muito desse ruído vem da cacofonia nos semáforos. Os “mumbaikars” (como a população local chama quem é de Mumbai), buzinam até quando o farol está vermelho. Nem precisa dizer que essa poluição sonora está prejudicando bastante a qualidade de vida na cidade. Para atacar a ameaça das buzinas, o Departamento de Trânsito de Mumbai, em parceria com a agência FCB Interface, desenvolveu uma solução inovadora chamada “O Semáforo que Pune”.

São Paulo tem dia de caos com transbordamento de rios e trens parados. Foto: CPTM.São Paulo tem dia de caos com transbordamento de rios e trens parados. Foto: CPTM.

A chuva que atinge a capital paulista e a Região Metropolitana de São Paulo desde a madrugada desta segunda-feira (10) provoca caos no trânsito e no transporte público. As marginais do Tietê e do Pinheiros têm bloqueios devido a pontos de alagamento. A circulação de trens da CPTM chegou a ser interrompida em duas linhas. Órgãos públicos suspenderam atividades na capital.

Raul Juste Lores, Editor-chefe da Veja São Paulo escreveu em seu Twitter: "Publiquei há um ano, mas quase ninguém leu. A história dos piscinões inteligentes de Roterdã (cidade que alaga por razões diversas...)". Segue a matéria do dia 28 de dezembro de 2018, publicada por ele na Revista que serve como exemplo de iniciativa urbanística para enfrentar o crescimento desordenado das cidades e as consequências danosas que isso pode causar.

A ambiciosa medida para o centro de Lisboa tem em vista a redução em 40% dos veículos que circulam nesta zona. Imagem: CML.A ambiciosa medida para o centro de Lisboa tem em vista a redução em 40% dos veículos que circulam nesta zona. Imagem: CML.

Foi apresentado pelo prefeito de Lisboa, na última sexta-feira, um projeto que vai mudar a forma como se vive no centro da capital portuguesa, apoiado na luta pelo meio ambiente e na melhoria das condições de vida de quem vive, trabalha e passeia no coração da cidade.

Diante da explosão nos valores dos aluguéis nos últimos anos em Berlim, a Assembleia Legislativa da capital alemã aprovou na última quinta-feira (30/01) uma legislação inédita na Alemanha que estabelece um teto para o valor cobrado por proprietários de imóveis na cidade. A medida foi criticada pela oposição e pelo setor imobiliário.

Tóquio é uma cidade caótica, no sentido de não ter se desenvolvido a partir de um planejamento urbano coordenado para toda a cidade. No século 18, já tinha cerca de 1 milhão de habitantes, em uma configuração onde a maioria da população vivia em condições semelhantes às favelas brasileiras da atualidade. Os densos subúrbios de Tóquio lembram as periferias brasileiras, com construções baixas mas próximas umas das outras, em terrenos estreitos e com uma ampla diversidade de usos. Além disso, Tóquio apresenta uma multiplicidade de tipologias arquitetônicas, diferentes meios de transporte dividindo o mesmo espaço e, não diferente das cidades brasileiras, outdoors e fios elétricos aparentes destoando na paisagem urbana.

APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio