Exemplos - São Paulo São

São Paulo São Exemplos

Imagem: Paris en Commun.Imagem: Paris en Commun.

Com sua recente reeleição, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, ganhou um novo mandato para continuar as profundas transformações na mobilidade na capital francesa. O manifesto com o qual se reelegeu promete um segundo mandato ainda mais ambicioso, ampliando os esforços dos últimos seis anos para reduzir a poluição, priorizar espaços para pedestres e a mobilidade sustentável e moldar uma cidade mais verde, segura e saudável.

 Os restaurantes ocuparam a Dyckman Street, no norte de Manhattan, que foi temporariamente fechada para carros. Foto: Karsten Moran / The New York Times. Os restaurantes ocuparam a Dyckman Street, no norte de Manhattan, que foi temporariamente fechada para carros. Foto: Karsten Moran / The New York Times.

Quando Nova York entrou em quarentena meses atrás para conter o coronavírus, o trânsito praticamente desapareceu, e as ruas, subitamente vazias, se tornaram um vasto tesouro de espaço aberto em uma das cidades mais populosas do mundo.

Foto: Pierre L'Excellent.Foto: Pierre L'Excellent.

Se tem algo que pode definir o espírito das cidades contemporâneas européias, este algo é a inter-conectividade. Dos sistemas de mobilidade urbana e transporte público à passarelas, calçadões e ciclovias, a conectividade do espaço urbano desempenha um papel fundamental na qualidade de vida de uma cidade. Ao longo das últimas décadas, arquitetos e urbanistas do velho continente têm se dedicado à construir cidades mais acessíveis, respeitando os tecidos históricos pré-existentes e abrindo espaço para novas tecnologias e soluções integradas de transporte urbano.

Buenos Aires tem se destacado entre as cidades latino-americanas na promoção da segurança viária e da mobilidade ativa. Quatro anos após o início da implementação de seu Plano de Segurança Viária, a capital argentina cumpriu a meta de reduzir em 30% as mortes no trânsito. É um exemplo em andamento de uma estratégia de Sistemas Seguros – que parte da premissa de que nenhuma morte no trânsito é aceitável. A cidade agora quer identificar quais ações mais contribuíram para a redução e assim salvar mais vidas.

 

 Ciclista cruzando a ponte de Westminster em ciclovia fora do Palácio de Westminster e do edifício do Parlamento da Inglaterra em Londres. Foto: London Cycling Campaign. Ciclista cruzando a ponte de Westminster em ciclovia fora do Palácio de Westminster e do edifício do Parlamento da Inglaterra em Londres. Foto: London Cycling Campaign.

A TfL (Transport for London) começa a trabalhar esta semana para transformar uma das principais vias do centro de Londres em um "lugar menos intimidador" que prioriza a caminhada e o ciclismo.

APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio