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São Paulo São Exemplos

Foto: Lehrer Architects.Foto: Lehrer Architects.

Lehrer Architects converteu uma série de terrenos baldios de Los Angeles em espaços para micro-moradias voltadas a acolher pessoas em situação de rua—um modelo experimental concebido para combater a falta de moradia na cidade. Trabalhando em parceira com o Departamento de Obras e Engenharia da cidade de Los Angeles, a Lehrer Architects desenvolveu um projeto bastante simples porém eficiente. Casas construídas com estruturas de paletes reutilizados foram pintadas em cores vibrantes para promover o sentido de comunidade e restaurar a dignidade da população em situação de rua através da arquitetura.

Foto: Lehrer Architects.Foto: Lehrer Architects.

Em fevereiro, a Lehrer Architects inaugurou o seu primeiro projeto piloto de habitação social para pessoas em situação de rua e a segunda versão deste projeto está pestes a ser concluída. Chamado de Alexandria Park Tiny Home Village, a segunda geração das micro-moradias compõe um conjunto duas vezes maior do que o primeiro e deverá acomodar uma comunidade de até 200 moradores. Um terceiro projeto de habitação temporária para pessoas em situação de rua está em processo de desenvolvimento e deverá ser concluído ainda este ano. Os três empreendimentos fazem parte de um projeto a longo prazo desenvolvido pela prefeitura de Los Angeles para promover o direito à habitação digna à população carente da cidade. A principal característica formal do projeto é o uso de cores vibrantes, uma estratégia que pretende chamar a atenção da população local e também construir um sentido de comunidade e pertencimento.

Foto: Lehrer Architects.Foto: Lehrer Architects.

Foto: Lehrer Architects.Foto: Lehrer Architects.

Cada nova versão do projeto está sendo melhorada de acordo com as experiências prévias, criando um modelo flexível e cada vez mais eficiente e econômico. Projetados, fabricados e montados no local em tempo recorde, os micro-abrigos são construídos a partir de uma série de módulos pré-fabricados, os quais podem ser facilmente montados e desmontados. Cada unidade oferece abrigo para uma ou duas pessoas. Além disso, os mesmos módulos poder ser acoplados uns aos outros para abrigar diferentes programas, como refeitórios, vestiários e espaços de armazenamento e atendimento ao público.

Foto: Lehrer Architects.Foto: Lehrer Architects.

"Para nós, projetos como este são um estimulo à nossa criatividade. As restrições técnicas e econômicas severas, assim como a urgência política e social da questão por si só, demandaram de nossa equipe uma extrema disciplina. Nosso principal objetivo era poder restaurar minimamente a integridade dessas pessoas, proporcionando uma nova oportunidade para que elas possam recomeçar as suas vidas com saúde e segurança. Cada modificação no projeto foi feita para melhorar a qualidade dos projetos e minimizar custos desnecessários: nesse sentido, a cor desempenha um papel fundamental como estratégia formal, um elemento capaz de transformar estes espaços em lugares vibrantes e dinâmicos, que alegram as pessoas e promovem o sentido de comunidade". Michael B. Lehrer FAIA, sócio fundador da Lehrer Architects.

Foto: Lehrer Architects.Foto: Lehrer Architects.Fundado em 1985, ao Lehrer Architects é um escritório de arquitetura com sede em Los Angeles, cujo trabalho se concentra em construir comunidades e promover a qualidade de vida em cenários desfavoráveis. O escritório tem ampla experiência no trabalho direto com comunidades carentes e organizações culturais voltadas à construção de moradias populares, abrigos temporários e centros comunitários. O compromisso de combater a falta de moradia e promover a qualidade de vida das pessoas em situação de rua é um objetivo que o escritório persegue desde sempre, como pode ser visto em projetos como Skid Row ou nos apartamentos do East Rancho. Em agosto de 2020, Michael Lehrer recebeu a medalha de ouro do Instituto Americano de Arquitetos da cidade de Los Angeles, um importante reconhecimento pelo valioso trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo das últimas décadas.

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Por Andreea Cutieru no Arch Daily.

Enquanto o mundo continua lutando contra a pandemia do coronavírus, a cidade metropolitana de Auckland, na Nova Zelândia, foi eleita a cidade mais habitável globalmente pela The Economist Intelligence Unit (EIU).
 
Isso se deve em grande parte ao tratamento bem-sucedido da Covid-19 pelo país, que permitiu que escolas, teatros, restaurantes e outras atrações culturais permanecessem abertas durante o período da pesquisa de 22 de fevereiro a 21 de março de 2021, de acordo com a EIU.
 
A Nova Zelândia implementou um bloqueio nacional estrito por várias semanas no ano passado para desacelerar a disseminação do vírus. Ele também fechou suas fronteiras internacionais para a maioria dos viajantes.


As cidades da Ásia-Pacífico dominaram as 10 primeiras classificações neste ano, mesmo com a pandemia fazendo com que a qualidade de vida geral em todo o mundo diminuísse.

As 10 cidades mais habitáveis ​​do mundo, e suas pontuações de acordo com o Índice de Habitação Global 2021, são:
Carlton Gardens em Melbourne, Austrália. Foto: EPA .Carlton Gardens em Melbourne, Austrália. Foto: EPA .
  • Auckland, Nova Zelândia (96,0)
  • Osaka, Japão (94,2)
  • Adelaide, Austrália (94,0)
  • Wellington, Nova Zelândia (93,7)
  • Tóquio, Japão (93,7)
  • Perth, Austrália (93,3)
  • Zurique, Suíça (92,8)
  • Genebra, Suíça (92,5)
  • Melbourne, Austrália (92,5)
  • Brisbane, Austrália (92,4)

O índice de habitabilidade classifica as cidades com base em mais de 30 fatores qualitativos e quantitativos em cinco grandes categorias: estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura.

Devido à pandemia, a EIU adicionou novos indicadores, como estresse sobre os recursos de saúde, bem como restrições a eventos esportivos locais, teatros, shows musicais, restaurantes e escolas.O índice de habitabilidade classifica as cidades com base em mais de 30 fatores qualitativos e quantitativos em cinco grandes categorias: estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura.

A ‘grande sacudida’ nas classificações

Honolulu é a capital e a cidade mais populosa do Havaí. Foto: Getty Images.Honolulu é a capital e a cidade mais populosa do Havaí. Foto: Getty Images.

O impacto do Covid-19 tem sido bastante óbvio nas classificações, de acordo com Simon Baptist, economista-chefe global da EIU. “Houve uma grande sacudida em relação, certamente, os 10 primeiros, mas também em todo o ranking, com base na situação da Covid-19”, disse ele à CNBC.

As cidades que estavam fechadas ou experimentando um aumento no número de casos durante o período da pesquisa viram suas pontuações reduzidas em vários critérios, o que levou muitas cidades europeias a cair na classificação, explicou Baptist. Isso inclui a cidade austríaca de Viena, que se classificou consistentemente perto do topo nos últimos anos. Este ano, no entanto, não conseguiu entrar no top 10 e ficou na 12ª posição.

Por outro lado, as cidades da Austrália, Nova Zelândia e Japão permaneceram relativamente abertas, com boa disponibilidade de serviços, enquanto seus sistemas de saúde eram resilientes devido a um número comparativamente baixo de casos, acrescentou.

Honolulu, a capital havaiana, foi a que mais ganhou no índice, subindo 46 posições para terminar em 14º, devido aos seus esforços para conter a disseminação do coronavírus e o rápido lançamento da vacina. Entre outras cidades, Taipei terminou em 33º, enquanto Cingapura ficou em 34º.

Ásia x Europa 

Favelas na aldeia de Hanuabada, nos arredores de Port Moresby, em Papua-Nova Guiné. Foto: Getty Images.Favelas na aldeia de Hanuabada, nos arredores de Port Moresby, em Papua-Nova Guiné. Foto: Getty Images.

Em uma média regional, a Ásia ficou bem abaixo da América do Norte e da Europa Ocidental, de acordo com a EIU. Damasco, na Síria, continua sendo a cidade menos habitável do mundo - a Síria marcou 10 anos de guerra civil este ano.

“A Ásia tem algumas das cidades mais habitáveis ​​do mundo, e também algumas das menos habitáveis”, disse Baptist. Enquanto cidades na Austrália, Nova Zelândia e Japão dominaram as 10 primeiras posições, lugares como Dhaka, Bangladesh, Karachi, Paquistão e Port Moresby, a capital de Papua-Nova Guiné, definharam para perto do fundo do poço, o que já vinha acontecendo há algum tempo, acrescentou. Baptist disse que a lista é atualizada duas vezes por ano.

Desde que o primeiro período de pesquisa terminou este ano, algumas das principais cidades da Ásia-Pacífico registraram um aumento nos casos de Covid-19, incluindo Melbourne e Tóquio. Por outro lado, cidades europeias e norte-americanas implementaram agressivamente seus programas de vacinação e estão em processo de abertura.

Austrália e Nova Zelândia ainda não reabriram suas fronteiras para a maioria dos viajantes - um fator que Baptist disse que pode afetar o futuro ranking de suas cidades.

“Vai ser interessante ver lá, se as coisas na Europa e nos EUA se abriram mais, especialmente em termos de viagens internacionais. Mas (se) as coisas na Austrália e Nova Zelândia ainda não, então podemos encontrar a classificação das cidades australianas e neozelandesas sofrendo um pouco ”, disse Baptist, acrescentando que espera que as cidades europeias mostrem potencialmente uma grande melhoria no próximo período da pesquisa.

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Por Saheli Roy Choudhury na CNBC (Inglês).

Vista do Elevado do Anel Rodoviário M30 em Madrid, Espanha. Foto: Google Earth.Vista do Elevado do Anel Rodoviário M30 em Madrid, Espanha. Foto: Google Earth.

Madri demolirá o elevado da autopista M30, localizado entre os bairros de Puente de Vallecas e Retiro. Esta foi a decisão unânime dos conselheiros do Pleno do Ayuntamiento de Madrid, parlamento municipal cujos membros são eleitos, reunidos no dia 30 de Março passado. Segundo o autor da proposta, o conselheiro e membro do partido Más Madrid, Francisco Pérez Ramos, a decisão é importante, pois o viaduto se transformou “em muro”.

A tecnologia foi batizada como LitterCam, que significa câmeras de lixo, e é um trocadilho com lata de lixo, onde a palavra lata é substituída por câmera. Foto: Hope Early. A tecnologia foi batizada como LitterCam, que significa câmeras de lixo, e é um trocadilho com lata de lixo, onde a palavra lata é substituída por câmera. Foto: Hope Early.

Os motoristas que jogam lixo em seus carros ficarão chocados com a nova tecnologia de uso de câmeras em cidades. Um software inteligente pode identificar motoristas de lixo no ato e deverá em breve ser implementado em todo o Reino Unido. O sistema "LitterCam" - testado desde abril em uma região da Inglaterra - usa inteligência artificial para detectar motoristas descartando lixo de seus veículos antes de alertar o conselho local e o Departamento de Trânsito sobre a infração, levando a uma possível multa de até £ 150 (R$ 1.160,00 aproximadamente).

 A prefeita Anne Hidalgo quer reduzir o tráfego automóvel na avenida. Imagem: PCA-Stream.A prefeita Anne Hidalgo quer reduzir o tráfego automóvel na avenida. Imagem: PCA-Stream.

No início de janeiro último, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou que a Avenida Champs-Élysées, entre o Arco de Triomphe e a Praça de la Concorde, será transformada, até 2030, em um “jardim extraordinário”¹. Para tanto foi destinado um orçamento de 230 milhões de euros. A obra nasceu do pleito do Champs-Élysées Committee, associação que reúne moradores, trabalhadores e comerciantes da Avenida. A proposta se alinha com o projeto original da Avenida, concebido em 1666 por André Le Nôtre, o notável paisagista da corte de Luís XIV. Ao longo da história a Champs-Élysées foi modificada e ampliada, e se transformou em um dos símbolos da França, palco de comemorações cívicas como em 1944, diante da libertação da França após a ocupação nazista, e manifestações políticas e culturais. Ao longo do século XX tornou-se um distrito de negócios de alto dinamismo, lugar que sedia alguns dos mais importantes escritórios corporativos da Europa, lojas altamente sofisticadas, e um tráfego de 3.000 veículos por hora.

Brasil, um homem em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, chega a viver, em média, quase 10 anos a mais do que um em Itabuna, na Bahia. Uma mulher da mesma cidade gaúcha pode viver até sete anos além de uma moradora de Guarapuava, que fica num Estado da mesma região, o Paraná.