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São Paulo São Exemplos

 Imagens do satélite Sentinel-5P do programa Copernicus mostram claramente uma queda na concentração de dióxido de nitrogênio na França, Itália e Espanha ao longo de março. Imagem: Reprodução. Imagens do satélite Sentinel-5P do programa Copernicus mostram claramente uma queda na concentração de dióxido de nitrogênio na França, Itália e Espanha ao longo de março. Imagem: Reprodução.

A pandemia de covid-19 e o confinamento a que obrigou tiveram um profundo impacto na mobilidade e na poluição de ar na Europa. Mas com o desconfinamento, os níveis de poluição e o trânsito de carros começam a aumentar, tal como já aconteceu na China, que está voltando aos níveis pré-pandemia. E o mesmo pode acontecer na Europa, se não forem tomadas medidas eficazes contra a poluição do ar proveniente do tráfego viário, ainda que se saiba que a poluição pode ter alavancado o número de mortes por coronavírus.

As principais cidades europeias estão aproveitando a crise do coronavírus para repensar a mobilidade urbana. Fot: Unsplash.As principais cidades europeias estão aproveitando a crise do coronavírus para repensar a mobilidade urbana. Fot: Unsplash.

Como se deslocar em tempos de coronavírus? Com o fim da quarentena em vários países europeus, a mobilidade das pessoas se tornou um dos maiores desafios. Para evitar a aglomeração nos transportes públicos e priorizar alternativas mais sustentáveis, governos estão apostando na força dos pedais.

As cidades alemãs estão redesenhando as marcas das ruas para criar ciclofaixas temporárias ("pop-up") durante o período de isolamento da Covid-19, já que os ciclistas exigem mais espaço para se distanciar fisicamente em seus trajetos para o trabalho.

As autoridades locais do distrito de Kreuzberg, em Berlim, experimentaram um alargamento temporário de duas pistas para bicicletas no dia 27 de março, argumentando que isso ajudaria os ciclistas a manter a distância necessária de 1,5 metro, enquanto o tráfego de carros estava em baixa, devido às restrições do coronavírus da Alemanha.

Na última sexta-feira, o conselho declarou o esquema piloto um sucesso, pois havia melhorado a segurança do ciclismo sem atrapalhar o tráfego. Está prevista para as próximas semanas uma expansão do projeto em outras estradas em Kreuzberg, assim como nos distritos de Schöneberg e Tempelhof.

O conselho disse que utilizou fita adesiva removível e placas móveis para marcar as faixas expandidas, que podem ser removidas quando as atuais restrições de circulação forem levantadas.

A cidade da Lombardia, atingida por coronavírus, vai transformar 35 km de ruas para ciclistas e pedestres. Foto: Luca Bruno / AP Photos.A cidade da Lombardia, atingida por coronavírus, vai transformar 35 km de ruas para ciclistas e pedestres. Foto: Luca Bruno / AP Photos.

Milão vai introduzir um dos planos mais ambiciosos da Europa, realocando o espaço das ruas de carros para ciclovias e pedestres, em resposta à crise do coronavírus. A cidade do norte da Itália e a região da Lombardia estão entre as mais poluídas da Europa, e também foram especialmente atingidas pelo surto de Covid-19.

A construção desta cultura começou com a I Guerra Mundial. Foto: Yann Arthus-Bertrand / Agroaldea..A construção desta cultura começou com a I Guerra Mundial. Foto: Yann Arthus-Bertrand / Agroaldea..

Les Avanchets é uma cidade na Suíça onde a maioria das pessoas cultivam os seus próprios alimentos em hortas caseiras. Além do cultivo, a troca de alimentos também é muito comum: quem tem cenouras sobrando troca por couves ou limão e assim todos garante uma alimentação saudável e variada, sem agrotóxicos.

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