Por que as crises globais são 'a mãe da invenção' - São Paulo São

A erupção do Monte Tambora na Indonésia, em abril de 1815, é considerada a explosão vulcânica mais poderosa da história. Imagem: NYT / reprodução.A erupção do Monte Tambora na Indonésia, em abril de 1815, é considerada a explosão vulcânica mais poderosa da história. Imagem: NYT / reprodução.

A erupção em Abril de 1815 do Monte Tambora, um vulcão localizado no que é hoje a Indonésia, foi uma das maiores já registradas na história. Uma vasta nuvem de poeira e cinzas espalhou-se pelo mundo, bloqueando o sol e reduzindo as temperaturas globais. Na China, o tempo frio matou árvores, colheitas e búfalos d'água. Na América do Norte, um "nevoeiro seco" avermelhou o sol e houve queda de neve em pleno verão em Nova York.

Uma vasta nuvem de poeira e cinzas se espalhou pelo mundo. Imagem: Luton Anderson.Uma vasta nuvem de poeira e cinzas se espalhou pelo mundo. Imagem: Luton Anderson.

Motins e saques estouraram na Europa com o fracasso das colheitas. Os preços dos alimentos dispararam e dezenas de milhares de pessoas morreram de fome e doenças. Os cavalos morreram de fome ou foram abatidos, pois o alto preço da aveia forçou as pessoas a escolher se alimentavam seus animais ou a si mesmas.

Karl Drais.Karl Drais.Esta última situação levou Karl von Drais, um inventor alemão, a conceber uma máquina de transporte pessoal para substituir o cavalo: uma engenhoca de madeira de duas rodas a quem ele chamou Laufmaschine (literalmente, "máquina de corrida"). Sentado numa sela, Drais impulsionou-a plantando os seus pés no chão e empurrando-a a cada poucos metros, enquanto a conduzia utilizando uma espécie de leme. Um passeio de demonstração, no qual percorreu 40 milhas em quatro horas, mostrou que era tão rápido como um cavalo trotador, e podia ser movido pelo seu cavaleiro sem muito esforço. A parte complicada era manter-se equilibrado enquanto deslizava, o que exigiu alguma prática.

A invenção de Drais não substituiu o cavalo: o tempo voltou ao normal, levando a uma colheita abundante em 1817. Mesmo assim, os entusiastas continuaram a melhorar a sua concepção. A adição crucial de pedais ocorreu na França, na década de 1860. Outros aperfeiçoamentos incluíram melhores freios, uma estrutura de aço, rodas metálicas leves e uma corrente para os conduzir. No final da década de 1880, estes elementos tinham sido combinados num design reconhecidamente moderno: a bicicleta.

Laufmaschine von Karl Drais. Imagem: Deutsches Museum.Laufmaschine von Karl Drais. Imagem: Deutsches Museum.Uma invenção motivada pelos desafios de uma crise global há muito esquecida acabou assim por se espalhar por todo o mundo e tornar-se parte da vida cotidiana. Que inovações poderia o surto de coronavírus de 2020 provocar? A pandemia irá certamente inspirar novas abordagens para a educação on-line, digamos, ou à entrega de pacotes por drone - e, sem dúvida, algumas ideias menos óbvias. Quem teria adivinhado, afinal de contas, que um vulcão daria origem a uma bicicleta?

***
Por Tom Standage na The Economist (Inglês).



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio