Prefeitura de São Paulo reduz velocidade em 24 vias da capital - São Paulo São

Redução se deve ao aumento de acidentes de trânsito com mortes no município, que subiu 2,5% no primeiro trimestre de 2021. Foto: Getty Images.Redução se deve ao aumento de acidentes de trânsito com mortes no município, que subiu 2,5% no primeiro trimestre de 2021. Foto: Getty Images.

A Prefeitura da capital paulista decidiu reduzir o limite de velocidade de 24 vias de 50 km/h para 40 km/h. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, a mudança já está em vigor desde a segunda-feira (3). A motivação para a redução é aumentar a segurança ao tráfego, de acordo com a Secretaria a decisão está alinhada com as políticas públicas mundiais para redução de acidentes e mortes no trânsito, incluindo a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU.

A Secretaria informou ainda que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) sinalizou os locais para alertar motoristas a respeito das alterações. Para quem ultrapassar os limites de velocidade, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece que os valores das multas variam entre R$ 130,16 a R$ 880,41, dependendo do percentual do excedente em relação à velocidade regulamentada. No primeiro trimestre de 2019 foram registrados 198 acidentes com óbitos, de acordo com dados do Infosiga - sistema de informações de acidentes de trânsito do estado de São Paulo. Essas vias somaram, entre 2018 e 2019, 475 acidentes de trânsito, com 24 mortes. A Organização das Nações Unidas defende limites baixos de velocidade em vias com muitos pedestres e é o caso das 24 ruas paulistanas afetadas pela mudança. 

Imagem: SMMT / Reprodução.Imagem: SMMT / Reprodução.

Estudos comprovam importância da medida

Reduzir limites em áreas urbanas é fundamental para proteger a vida de ciclistas e pedestres que chegarem a ser atropelados – e mesmo para evitar esses atropelamentos, com o aumento do tempo de reação. A redução de apenas 10 km/h pode parecer pequena, mas em caso de atropelamento essa mudança pode salvar a vida da vítima. 

A campanha Vision Zero da Prefeitura de New York é sobre mais do que olhar para os dois lados. Foto: Wallyg / Flickr.A campanha Vision Zero da Prefeitura de New York é sobre mais do que olhar para os dois lados. Foto: Wallyg / Flickr.

Não à toa a ONU (Organização das Nações Unidas), através da OMS (Organização Mundial da Saúde), recomenda que o limite de velocidade em vias urbanas não ultrapasse os 50 km/h. Segundo o relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), escritório para as Américas da OMS, “um pedestre tem menos de 20% de probabilidade de morrer se atropelado por um automóvel que circula a menos de 50 quilômetros por hora, mas quase 60% de chance de morrer se atingido por um veículo a 80 quilômetros por hora”.

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Da Redação.



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