Encontros - São Paulo São

São Paulo São Encontros

Sophia Loren será destaque no Festival de Cinema Italiano. Fotos: Divulgação.Sophia Loren será destaque no Festival de Cinema Italiano. Fotos: Divulgação.

No mês em que a estrela italiana Sophia Loren completa 84 anos de vida, o 13º Festival de Cinema Italiano no Brasil abre sua programação com uma grande mostra sobre a atriz, ícone do cinema mundial. A Sessão Retrospectiva, com filmes e fotos de sua carreira, entra em cartaz no próximo dia 17 e segue até 22 de setembro no Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo. A entrada é franca.   

Sophia Loren e Marcello Mastroianni em cena de 'Matrimônio a Italiana', 1964. Foto: Divulgação.Sophia Loren e Marcello Mastroianni em cena de 'Matrimônio a Italiana', 1964. Foto: Divulgação.

Na abertura do evento, além da exibição de Matrimônio à Italiana, de Vittorio de Sica, um dos marcos da trajetória de Sophia, o público ainda será contemplado com um bate-papo com um crítico italiano especializado em sua filmografia e o organizador do Festival, Nico Rossini, que trarão detalhes e curiosidades sobre sua história no cinema. A mostra conta ainda os clássicos Os Girassóis da Rússia, Ontem, Hoje e Amanhã, Um Dia Muito Especial, Sábado, Domingo e Segunda, Duas Mulheres e Duas Noites com Cleópatra. Completa a programação o filme A Pequena Órfã.  

Cena do clássico “Os Girassóis da Rússia” (1970), estrelado por Sophia Loren e Marcello Mastroianni,Cena do clássico “Os Girassóis da Rússia” (1970), estrelado por Sophia Loren e Marcello Mastroianni,

A Restrospectiva também inclui uma exposição fotográfica com 20 fotos da atriz em cenas memoráveis nas telonas. 

Sophia Loren nasceu em Roma em 20 de setembro de 1934. Em 1962, ganhou fama internacional ao receber o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em Duas Mulheres, também de De Sica. Sendo uma das atrizes mais bem-sucedidas de todos os tempos, ela foi contemplada por diversas vezes com os maiores prêmios cinematográficos do mundo, como o Gramy Award, Globo de Ouro, David de Donatello, premiações no Festival de Cannes e no New York Film Critics Circle Awards, dentre outros.   

Sophia Loren e Carlo Ponti no jantar da Academia do Óscar na década de 70. Foto: Heritage Auctions.Sophia Loren e Carlo Ponti no jantar da Academia do Óscar na década de 70. Foto: Heritage Auctions.

Organizado pela Italcam (Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura) desde 2005, o Festival de Cinema Italiano no Brasil é um dos maiores eventos do gênero na América do Sul e pioneiro no Brasil.

Programação Mostra Sophia Loren - 13º Festival de Cinema Italiano. 

Abertura: 17 de setembro (segunda-feira), 19h.
Datas: 18 a 22.08, terça a sexta-feira. 
Horário: Diversos, consultar programação. 
Local: Auditório MIS (172 lugares). 
Ingresso: gratuito. Distribuído 1 hora antes de cada sessão na Recepção do MIS.
Classificação: De acordo com cada filme.

Serviço

Cena do filme "A Hora Oficial" em cartaz no Festival. Foto: Divulgação.Cena do filme "A Hora Oficial" em cartaz no Festival. Foto: Divulgação.

Festival de Cinema Italiano no Brasil
De 17 de setembro a 5 de outubro de 2018. 
Sessão Retrospectiva – Homenagem à Sophia Loren
Data: de 17 a 22 de setembro de 2018.
Local: Museu da Imagem e do Som – Avenida Europa, 158, Jd Europa, São Paulo. 
Entrada franca.

***
Com informações da ANSA.

 

O Shell Open Air alia cinema, música, gastronomia e inovação. Foto: Divulgação.O Shell Open Air alia cinema, música, gastronomia e inovação. Foto: Divulgação.

O maior cinema ao ar livre do mundo está de volta a São Paulo. O Shell Open Air acontece entre os dias 18 de setembro e 7 de outubro, no Jockey Club, no bairro Cidade Jardim. A programação reúne sucessos de bilheteria, super clássicos, filmes nacionais e infantis, além de contar com shows de artistas nacionais e um espaço gastronômico.

O Shimano Fest 2018 será uma das maiores edições da história do evento. Foto: Divulgação.O Shimano Fest 2018 será uma das maiores edições da história do evento. Foto: Divulgação.

É de impressionar o crescimento do Shimano Fest nos últimos tempos. O evento, organizado pela tradicional marca japonesa de peças de bike, começou tímido nove anos atrás, e hoje virou um dos principais acontecimentos a agitar o mercado de bicicletas e o público de São Paulo.