Encontros - São Paulo São

São Paulo São Encontros

Samuel Rosa do Skank, Elba Ramalho e Ney Matogrosso participam da festa de aniversário da cidade. Fotos: Divulgação.Samuel Rosa do Skank, Elba Ramalho e Ney Matogrosso participam da festa de aniversário da cidade. Fotos: Divulgação.

No aniversário de 466 anos da cidade de São Paulo, dia 25 de janeiro, a maior e uma das mais complexas cidades da América Latina recebe mais de 300 atrações para celebrar o dia e refletir sobre sua história. Com características semelhantes a metrópoles como Nova York ou Londres, São Paulo é uma cidade que não dorme. Bares, baladas e lanchonetes dos grandes centros comerciais transformam a capital paulista numa cidade que funciona 24 horas por dia.

Cena de A vida invisível, sétimo longa de Karim Aïnouz que será exibido no CCSP. Foto: Divulgação.Cena de A vida invisível, sétimo longa de Karim Aïnouz que será exibido no CCSP. Foto: Divulgação.

Peças de teatro, filmes, shows, videoclipes e até mesmo cartazes de filmes que tiveram sua exibição impedida, foram censurados de forma direta ou simplesmente dispensados com uma desculpa esfarrapada terão acolhida em São Paulo neste mês de janeiro, no Festival Verão Sem Censura.

As Unidades de Conservação (UCs), são espaços com status idêntico ao das grandes reservas nacionais, somando mais de 2 mil hectares. Foto: SMVMA.As Unidades de Conservação (UCs), são espaços com status idêntico ao das grandes reservas nacionais, somando mais de 2 mil hectares. Foto: SMVMA.

Há cinco reservas ambientais dentro da cidade de São Paulo que, neste verão, pela primeira vez, ficarão abertas para a visitação do público, que poderá fazer trilhas pela mata e, com sorte, cruzar com bugios ruivos, preguiças e até veados-catingueiros que vivem nos últimos santuários de mata virgem da metrópole.

Previsão é a de que o parque de 23 mil m² seja entregue em junho de 2020. Foto: Folhapress.Previsão é a de que o parque de 23 mil m² seja entregue em junho de 2020. Foto: Folhapress.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), apresentou na última sexta-feira (13) ao Ministério Público o projeto executivo do futuro Parque Augusta, na região Central. O espaço terá 23 mil m² e contará com cachorródromo, redário e academia para terceira idade. O projeto foi apresentado com dois meses de atraso. A previsão é a de que o espaço seja entregue em junho de 2020.

A obra da área verde do parque começou em outubro deste ano e encontra-se em fase preliminar. De acordo com o projeto, grande parte das árvores originais do terreno serão mantidas, algumas serão removidas e outras irão ser transplantadas para outros lugares do parque.


Após inauguração do primeiro trecho da ciclovia no local, um mês antes, a rua inteira foi fechada para carros e virou um ponto de lazer na cidade durante algumas horas. Foto: Secom / PMSP.Após inauguração do primeiro trecho da ciclovia no local, um mês antes, a rua inteira foi fechada para carros e virou um ponto de lazer na cidade durante algumas horas. Foto: Secom / PMSP.

Há cerca de quatro anos a Avenida Paulista ganha cores, dança, música e circulação intensa de pedestres e ciclistas aos domingos e feriados. Este é o fruto da mobilização de organizações da sociedade civil e da população, que em 2015 levou à criação do Programa Paulista Abertapela Prefeitura de São Paulo, no contexto do programa Ruas Abertas. Desde então, uma das avenidas mais movimentadas da capital paulista é palco de atividades econômicas, culturais e de lazer, além de proporcionar um espaço gratuito e amplo para a prática de exercícios físicos.

Novembro, mês da Consciência Negra, será celebrado na cidade de São Paulo com diversas atividades protagonizadas por artistas negros. Imagem: Reprodução.Novembro, mês da Consciência Negra, será celebrado na cidade de São Paulo com diversas atividades protagonizadas por artistas negros. Imagem: Reprodução.

Um dos destaques do calendário integrado da cidade, o Mês da Consciência Negra celebra a importância da cultura negra na formação do povo brasileiro e promove a reflexão da ancestralidade africana, fundamental para a identidade do país.

APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio