‘Festival comKids PJ Iberoamericano 2017‘ receberá produções feitas para TV, web e cinema, vindas de 10 países - São Paulo São

O Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano traz em 2017 sete dias de programação com mostras competitivas, debates, workshops e sessões temáticas sobre o audiovisual infantojuvenil.

De 14 a 20 de agosto, o evento vai reunir em São Paulo criadores, roteiristas, diretores, representantes de canais de TV e da web, estudantes do audiovisual e outros profissionais das áreas da cultura e da educação para a premiação das melhores produções originalmente criadas em português ou espanhol para o público infantojuvenil. A edição deste ano será realizada no Sesc Consolação, no Goethe-Institut São Paulo, no Espaço Itaú de Cinema e na Cinemateca Brasileira.


A cada dois anos, o Brasil sedia o Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano, a versão latina do Festival Prix Jeunesse Internacional, iniciativa alemã reconhecida pela promoção da qualidade na TV infantil ao redor do mundo. Este ano o Festival receberá 163 produções feitas para TV, web e cinema, vindas de 10 países da América Latina, Espanha e Portugal. São séries, programas, animações, curtas de ficção e de não ficção dirigidos a crianças e adolescentes, produzidos e/ou coproduzidos por produtoras independentes e canais da América Latina, Portugal, Espanha e países de língua portuguesa.

As obras inscritas passaram pela seleção preliminar de um pré-júri com 24 convidados internacionais. Os finalistas selecionados serão exibidos no festival e os vencedores, escolhidos pelo próprio público do evento, ao longo da semana de programação em São Paulo.

As mostras competitivas estão divididas em seis categorias audiovisuais:

- Até 6 anos ficção e não ficção
- 7 a 11 anos ficção
- 7 a 11 anos não ficção
- 12 a 15 anos ficção
- 12 a 15 anos não ficção
- Conteúdos curtos (com duração de até 4 minutos).

Cena de “Asquerosamente rico“ (Colômbia) finalista do Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2017. Imagem: Divulgação.Cena de “Asquerosamente rico“ (Colômbia) finalista do Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2017. Imagem: Divulgação.

Estão abertas as inscrições gratuitas para votantes e observadores nas mostras competitivas no Sesc Consolação e no Goethe-Institut São Paulo. Para se inscrever, acesse este link. Os premiados nas categorias audiovisuais – à exceção da categoria Conteúdos Curtos – receberão uma passagem para a Alemanha, para participar do Festival Prix Jeunesse Internacional 2018, em Munique.

Além da premiação de cada categoria, o Festival oferece ainda um prêmio especial de aquisição SescTV no valor de R$ 3 mil. O Festival comKids Prix-Jeunesse 2017 também vai contar com um júri infantil e adolescente, formado por crianças brasileiras do projeto Curumim (Sesc-SP) e adolescentes latinos do “Theatre Arts Production Company School” TAPCO NYC (EUA).

A semana de programação ainda terá as Conversas comKids, com debates e reflexões sobre temas relevantes do cenário contemporâneo de produções culturais voltadas ao público infantojuvenil. E sessões temáticas, a exemplo da “Sessão Especial – Minha vez”, que trará ao festival deste ano os projetos vencedores do programa de incentivo e financiamento à produção de histórias de não ficção para crianças e jovens brasileiros, resultado da parceria entre a organização não governamental holandesa Free Press Unlimited e o comKids. Os filmes vencedores da convocatória – ainda inéditos - serão exibidos ao público com a presença dos protagonistas e dos diretores das produções.

Outra Sessão Especial reunirá representantes do mercado asiático de produções audiovisuais voltadas ao público infantil; Hyunsook Chung, produtora-executiva sênior do canal EBS (Korean Education Broadcastin System), a maior rede de TV educativa da Coreia do Sul, e Yuki Yoshida, secretária-geral adjunta do Japan Prize, a premiação internacional dedicada à conteúdos de mídia educativa realizada pela rede pública de TV japonesa NHK.

O comKids Prix Jeunesse Iberoamericano também terá três workshops com convidados internacionais no Espaço Itaú de Cinema e na Cinemateca Brasileira.

O primeiro deles, “Maleta Prix Jeunesse Internacional“, trará temas sensíveis e histórias leves e originais. Será oferecido pela coordenadora do Prix Jeunesse Internacional, Kirsten Schneid.

O segundo workshop “Entrevistas com crianças e casting infantil“, será oferecido por Jan-Willem Bult (Holanda), produtor e realizador de programas de TV e editor-chefe da rede internacional de noticiários infantis “Wadada, News for Kids”, e Aldana Duhalde (Argentina), produtora de TV e diretora de conteúdo do “Alta Noticia”, noticiário dirigido a crianças do canal Pakapaka.

O terceiro workshop é “Oficina de bolso – Realização de um filme de animação com celular e objetos“, com Fernando Galrito (Portugal) – fundador e diretor artístico do Monstra – Festival de Animação de Lisboa. Realizador de filmes de animação, documentários e curtas.

O Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano é uma realização do Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, do Goethe-Institut São Paulo e Sesc SP, em parceria institucional com a Fundação Prix Jeunesse Internacional e concepção da Singular, Mídia & Conteúdo.

Serviço

Festival comKids Prix Jeunesse 2017
De 14 a 20 de agosto – São Paulo. 
Mais de 160 produções inscritas.
Conteúdos de 10 países da América Latina + Espanha e Portugal.
Mostra competitiva – Sessões especiais – Júri infantil e adolescente – Workshops com convidados internacionais. 
Sesc Consolação, Goethe-Institut São Paulo, Espaço Itaú de Cinema e Cinemateca Brasileira. 
Mais informações: [email protected] / [email protected]
Facebook:  https://www.facebook.com/portalcomkids/
Site: http://comkids.com.br/

Assista o video do comKids.

***
Com informações comKids. 

 

 



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio