Velo-city: Rio de Janeiro vai receber o maior evento de mobilidade urbana por bicicletas do mundo - São Paulo São

A próxima parada da série de Conferências Velo-city será no Rio de Janeiro, Brasil. O Rio será a primeira cidade da américa latina a sediar o maior evento de mobilidade urbana por bicicletas do mundo. 

A conferência espera especialistas e urbanistas do mundo inteiro para discutir sobre diferentes formas de mobilidade por bicicleta.

Com tema principal Acesso à Vida, os temas abrangentes de Saúde, Infra-estrutura, Tecnologia, Governança e Dados serão utilizados para se adequar aos quatro subtemas: Aprenda a Viver, Felicidade e Qualidade de Vida, Integrando Vida e Transporte, Economia Viva. A cidade do futuro é uma cidade com Acesso à Vida.

O que é Velo-city

Uma conferência de planejamento cicloviário mundialmente respeitada, unindo milhares de especialistas que compartilham suas experiências sobre o uso da bicicleta como meio de transporte urbano.

A Velo-City ocorre anualmente. Nos anos ímpares, é sediada sempre em um país europeu e tem abrangência “local”, tratando geralmente apenas da Europa e com foco na região onde é organizada. Nos anos pares, é chamada de Velo-City Global e tem abrangência mundial, atraindo especialistas de todo o planeta em discussões de alto nível.

Na edição do ano passado, realizada em Arnhem e Nijmegen (foto abaixo), na Holanda, foram 1.500 delegados de 80 países, com participação total de 7.000 pessoas e cobertura de mais de 100 jornalistas, além de muitos exibidores internacionais.

A tradição começou em 1980, em Bremen, na Alemanha. O Velo-City inspirou a criação da Federação Europeia de Ciclistas (ECF), três anos depois, a entidade que se tornou responsável pela organização do evento.

Foto: Velo-city / Divulgação.

Rio de Janeiro ainda tem que ser “Bike Friendly“ 

Falta muito ainda. Mas o Rio de Janeiro está no caminho. Mesmo com todos os problemas de falta de educação no trânsito (generalizada, inclusive de ciclistas e pedestres), violência contra quem pedala, roubos e assaltos e ruas esburacadas e mal sinalizadas, aos poucos o Rio vai avançando para se tornar mais amigável às bicicletas.

A cidade alcançou a marca respeitável de 450km de ciclovias, com a inauguração oficial dos 10,4 km de Laranjeiras, Cosme Velho, Flamengo e Botafogo, na Zona Sul. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em sete anos o Rio ganhou 250 km de vias para bicicletas: em 2008 a malha cicloviária era de só 150 km. 

Imagem: Velo-city / Divulgação.

As cidades mais amigáveis do mundo

O Rio não está entre as 20 primeiras do ranking da Copenhagenize, consultoria especializada em planejamento ciclistico que é referência no assunto. Já esteve, mas em 2017 não figura na lista nobre dos melhores lugares para pedalar (saiba mais sobre o ranking e sobre a consultoria). Por outro lado, apenas no bairro de Copacabana, na zona sul da cidade, mais de 19 mil entregas são feitas diariamente por bicicleta.

O evento

Organizado pela Federação Européia de Ciclismo (ECF – European Cycling Federation) e a Prefeitura do Rio a Velo-city 2018 será realizada no Pier Mauá, no Centro da cidade, e se concentrará na criação de interação e discussão através de vários formatos para apresentações dos trabalhos. 

Palestra 

Este formato envolverá 3 ou 4 palestrantes apresentando seu trabalho detalhadamente para o público. As sessões envolverão perguntas/discussões após a fala de cada palestrante ou no final, sob a forma de um painel.

Oficina 

O formato da oficina é aprofundado em um projeto ou atividade / pesquisa com 1-2 pessoas apresentando detalhadamente seu trabalho. Os participantes podem então fazer perguntas, aprender e compartilhar com o especialista.

Encontros Rápidos 

O formato Speed dating envolve discussões individuais entre palestrantes e participantes. Eles ocorrerão no meio da área da conferência, não em uma sala separada, permitindo um alto nível de interação.

Pecha Kucha

O formato Pecha Kucha é um formato acelerado envolvendo uma apresentação cronometrada em powerpoint de 20 slides por 30 segundos cada. Os oradores devem estar bem preparados, porque uma vez que o tempo acabe... o próximo participante iniciará sua apresentação!

Mesa Redonda 

O formato da mesa redonda é uma discussão aprofundada sobre um tema geral - um orador lidera a discussão em cada mesa. Os participantes podem alterar entre as mesas para se juntar a outro orador, após um período de tempo pré determinado.

Painel de Discussão 

O painel de discussão incidirá sobre questões da audiência, que poderão enviar perguntas com antecedência. A discussão será moderada por um especialista na área. O foco principal é a interação entre oradores / participantes e contribuições moderadas do público ao invés apresentações.

Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro.

Serviço

Velo-city
Onde: Píer Mauá - Rio de Janeiro, RJ.
Quando: 12 a 15 de junho.
Inscrições e informações adicionais: http://wpro.rio.rj.gov.br/velocity/
A Velo-city é uma conferência global (Global Cycling Summit). 

Leia também: 

***
Da redação.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio