Saiba porque São Paulo é a capital brasileira dos museus - São Paulo São

São Paulo ostenta o título de ter maior número de museus do Brasil sendo a quinta do mundo no ranking. Foto: Divulgação. São Paulo ostenta o título de ter maior número de museus do Brasil sendo a quinta do mundo no ranking. Foto: Divulgação.

São muitos os critérios que definem nosso próximo destino em uma viagem. Entre as atrações, os museus estão entre os campeões na lista do que fazer quando se visita algum lugar.

E isso é o que não falta em São Paulo. Com 111 museus que abrigam todo tipo de tema, obra, estilo e arquitetura, a cidade que ostenta o título de maior número de museus do Brasil e também a quinta do mundo no ranking, ficando atrás apenas de Londres (173), Berlim (158), Paris (137) e Nova York (121).

Entre essas mais de 100 instituições, a maioria pode ser visitada de graça em dias específicos. Não se trata de uma lei municipal que os obriga, mas uma tendência mundial que foi levando certos espaços a escolher um dia da semana para promover a acessibilidade à cultura.

Por outro lado, é importante para quem vem conhecer a cidade e procura alimentar-se de cultura, construir um roteiro para conhecer ao menos as principais atrações do tipo espalhadas pelos quatro cantos da capital.

Confira a seguir alguns dos melhores museus da cidade com entrada gratuita, um para cada dia da semana!

Segunda-feira – MAC - USP / Museu de Arte Contemporânea

MAC-USP. Foto: Monique Renne.MAC-USP. Foto: Monique Renne.

Com obras de Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Joan Miró, Pablo Picasso e muitos outros, o museu conta com mais de 10 mil peças em um espaço inteiramente pensado pelo Arquiteto Oscar Niemeyer em 1950.

Site: http://www.mac.usp.br/mac/

Terça-feira – MASP / Museu de Arte de São Paulo

MASP e seus famosos cavaletes. Foto: Divulgação.MASP e seus famosos cavaletes. Foto: Divulgação.

Na Avenida Paulista, cartão postal da cidade, está o museu mais famoso de São Paulo. Com mais de 8 mil peças, é o maior acervo da América Latina e apresenta obras de Rembrandt, Van Gogh, Monet e muito mais.

Site: https://masp.org.br/

Quarta-feira – Japan House

Exposição 'Bambu - Histórias de um Japão' na Japan House. Foto: Gabo Morales / Folhapress.Exposição 'Bambu - Histórias de um Japão' na Japan House. Foto: Gabo Morales / Folhapress.

Somente Londres e Los Angeles, além de São Paulo, tiveram o prazer de receber uma Japan House. A casa é uma instalação que promove a cultura japonesa em sua mistura de tradição e modernidade com obras, peças e apresentação de artistas orientais.

Site: https://www.japanhouse.jp/saopaulo/

Quinta-feira – CCBB / Centro Cultural Banco do Brasil

Exposição de Piet Mondrian no CCBB/SP. Foto: Divulgação.Exposição de Piet Mondrian no CCBB/SP. Foto: Divulgação.

O CCBB fica no centrão da cidade e foi o primeiro prédio do Banco do Brasil de São Paulo. Com programação bastante atraente e exclusiva, o museu já trouxe parte da coleção de Pablo Picasso e as obras de Jean-Michel Basquiat.

Site: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/sao-paulo/

Sexta-feira – Itaú Cultural

Espaço Olavo Setubal no Itaú Cultural. Foto: Chema Llanos / Divulgação.Espaço Olavo Setubal no Itaú Cultural. Foto: Chema Llanos / Divulgação.

Localizado na Avenida Paulista, o instituto eventualmente promove mostras audiovisuais, shows, além de espetáculos de dança e teatro. A mostra permanente Espaço Olavo Setubal traz a história do país desde o descobrimento em mais de 1300 obras divididas de acordo com o período.

Site: https://www.itaucultural.org.br/

Sábado – Pina / Pinacoteca do Estado

As obras da exposição "Coleções em Diálogo: Museu Histórico Nacional e Pinacoteca de São Paulo". Foto: Divulgação.As obras da exposição "Coleções em Diálogo: Museu Histórico Nacional e Pinacoteca de São Paulo". Foto: Divulgação.

Data de 1905 a inauguração do museu mais antigo da cidade. O segundo andar da construção conta com um enorme acervo de mais de dez mil obras que contemplam mais de dois séculos da nossa história. Já no primeiro, concentram-se as mostras itinerantes.

Site: http://pinacoteca.org.br/

Domingo – MCB / Museu da Casa Brasileira

Exposição do acervo do MCB. Foto: Mariana Chama.Exposição do acervo do MCB. Foto: Mariana Chama.

Antes de entrar no Museu da Casa Brasileira, faça uma caminhada tranquila pelo imenso jardim que envolve a propriedade. Lá dentro, descubra como eram as casas do nosso país desde o século XVII. São objetos, móveis e obras que explicam a história das habitações no Brasil.

Site: https://mcb.org.br/pt/

***
Da Redação com informações do Portal Veneza.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio